Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando desde 2000 a Cultura e História Capixaba

O Saque Holandês – Por Norbertino Bahiense

Nossa Senhora da Penha

João Maurício de Nassau, alemão a soldo dos holandeses de uma Companhia, a Companhia das índias Ocidentais, e que veio às costas do Brasil consolidar o assalto holandês à nossa terra; quando de sua estada em nossas plagas para usufruir as vantagens decorrentes da vitoriosa colonização portuguesa; quando aqui veio para pilhar o nosso ouro, a nossa prata e demais riquezas entre as quais já se destacava o nosso cobiçado açúcar industrializado em alta escala pelos milhares de engenhos em pleno funcionamento; quando dirigia os seus homens contra a nacionalidade nascente dos brasileiros, já pujante e representada pela estirpe de um Vidal de Negreiros, de um Felipe Camarão, de um Henrique Dias e outros, — não estava mais no Brasil quando as terras capixabas foram, pela terceira vez, visitadas pelos homens que aqui deixou. Desta vez — sem a sua responsabilidade, a visita tinha por único fim o sacrilégio de um saque ao Convento da Penha. O saque de jóias, o saque de uma imagem, o saque até de escravos ali existentes.

E assim foi que, em certa madrugada do ano de 1653, um dos frades do Convento, Frei Francisco da Madre de Deus, — segundo afirma Jaboatão, — orava contrito no altar de Nossa Senhora, quando pelas portas abertas do santuário surgiram os saqueadores holandeses que mais uma vez transpunham a barra de Vitória.

Sob o olhar atônito do frade, tudo roubaram, sem o molestar. Estarrecido, Frei Francisco da Madre de Deus assistia ao sacrilégio. Ao tocarem, porém, no manto da imagem, o frade não se conteve e protestou veementemente, indo ele mesmo tirar o manto e a coroa, entregando-os aos miseráveis.

Conta ainda Frei Basílio, citando Jaboatão, que "um dos holandeses tentou tirar o anel precioso do dedo de Nossa Senhora, mas não o conseguiu, como, igualmente, não pôde cortar o dedo e a própria mão.

Gomes Neto e ainda Frei Basílio dizem que os holandeses, após o saque, levaram o Menino Jesus, "arrecadando-o dos braços da imagem, alegando que o levariam para o Recife para brincar com outro menino que lá havia." Machado de Oliveira, na Revista do Instituto Histórico Brasileiro de 1856, não subscreve o sacrilégio do Menino Jesus, achando a noticia incerta.

Após a pilhagem, tudo levaram, inclusive 08 escravos, e avançaram para Cabo Frio, em busca de gado, mas ali foram surrados pelos índios, que mataram alguns pilhantes, obrigando-os a fugir a toda pressa para o Recife.

O saque da Penha marcou as vésperas do término do domínio holandês no Brasil, a 27 de janeiro de 1654.

Quando Recife foi libertada do jugo holandês, esteve presente o Custódio Frei Daniel de São Francisco a quem foram restituídos os escravos, ornamentos e alfaias que, no mesmo ano, retornaram à Penha. 

 

Fonte: O Convento da Penha, um templo histórico, tradicional e famoso 1534 a 1951
Autor: Norbertino Bahiense
Compilação: Walter de Aguiar Filho, abril/2018

Convento da Penha

História Popular do Convento da Penha

História Popular do Convento da Penha

Ano do 450 aniversário da chegada de Frei Pedro Palácios ao Espírito Santo

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Frei Pedro Palácios e a Virgem Ss. da Penha - Por Orminda Escobar Gomes

Saltando, do reinol, encontra a porta aberta... E o frei vagando, só, na praia — já deserta — Distante vê, na gruta, o abrigo que buscava

Ver Artigo
A Origem da Capela de Nossa Senhora – Por Maria Stella de Novaes

Crescia a concorrência do povo às horas da prece, na capelinha de São Francisco, o templo cujas ruínas ainda podemos apreciar, na orla do Campinho

Ver Artigo
O Milagre da chuva

Também ouvida, por Gomes Neto, ao Padre Joaquim de Santa Maria Madalena Duarte

Ver Artigo
A Descoberta da Imagem de Nossa Senhora da Penha

Do livro O RELICÁRIO DE UM POVO – Santuário de Nossa Senhora da Penha (1958, 2ª Edição), da autora Maria Stella de Novaes

Ver Artigo
Todos os motivos nos levam à Festa da Penha

Desde 1570 comemoramos a Festa da Penha oito dias após a Páscoa. Ela é a festa cristã pioneira da América

Ver Artigo