Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Krikati, Tio Clê e o Morro do Moreno

Capa do Livro: Krikati, Tio Clê e o Morro do Moreno

As histórias do Morro do Moreno são contadas no livro KrikatiTio Clê e o Morro do Moreno”, de autoria de Walter de Aguiar Filho. O livro tem como público-alvo crianças e adolescentes, e conta em forma de diálogo as aventuras vividas por um menino e um homem sábio.

Possui como pano de fundo a história da colonização do Espírito Santo, abordando fatos e locais marcantes de Vila Velha e Vitória, como a fundação da Chocolates Garoto, a Arrebentação da Praia da Costa, o Bar Sereia, o Bonde, entre outros. 

 O livro resgata lições como o valor da verdadeira amizade e traz mensagens de respeito à natureza. Os personagens encerram sua história no topo do Morro do Moreno, com a criação de um sistema de sinalização que usava bandeiras coloridas e uma luneta. Esta solução realmente existiu para apoiar as atividades portuárias de Vitória e Vila Velha.

A criançada e os adultos irão se deliciar com este livro que, sem dúvidas, nos traz belas lembranças.

O livro foi patrocinado pela CHOCOLATES GAROTO e a UNIVILA / VILA FM apoiaram o lançamento.

O AUTOR
_____________________________________________________________________________________

Walter de Aguiar Filho nasceu e mora em Vila Velha desde 1955. Estudou no Colégio Marista no período de 1962 a 1972 e formou-se em Engenharia Civil pela UFES. É presidente da AMAMOR – Associação dos Proprietários, Moradores e Amigos do Morro do Moreno, fundada em 1994.

Neto de Miguel Manoel de Aguiar, um dos personagens da história, Walter teve a satisfação de conhecer Clementino – Mestre Clê (marcador de quadrilhas do Colégio Marista), um dos personagens principais do livro. Desde criança já era conhecedor dos segredos e mistérios que envolvem o Morro do Moreno. Atualmente sua grande meta é transformar a reserva ecológica existente no Morro do Moreno em uma RPPN – Reserva Particular de Proteção Natural - para perpetuar aos canelas verdes esse legado histórico deixado por seu avô.

LINKS RELACIONADOS:

>> Livro Krikati, Tio Clê e o Morro do Moreno é adotado em escolas.

>> Fotos do Coquetel de Lançamento do Livro Krikati, Tio Clê e o Morro do Moreno.

>> Entrevista com Walter de Aguiar Filho, autor do livro Krikati, Tio Clê e o Morro do Moreno.

>> Fotos do lançamento do livro na Tenda da Cultura, em Itapoã, em jan/2007.




GALERIA:

📷
📷


Literatura e Crônicas

Um antigo morador do Caxoeiro - Por Levy Rocha

Um antigo morador do Caxoeiro - Por Levy Rocha

Se pudéssemos encontrar outros documentos da fazenda desse imigrante suíço, quantas luzes viriam aclarar a história do Caxoeiro

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Identidade Capixaba, o efeito mosaico – Por Gilbert Chaudanne

Essa identidade consiste em juntar as pastilhas do mosaico capixaba e fundi-las num espelho que vai refletir um rosto único e imensamente rico e diverso

Ver Artigo
Nós os capixabas – Por Francisco Aurélio Ribeiro

Se temos um linguajar próprio? Ditongamos muito, daí os "bandeija, carangueijo" do nosso dialeto; já ouvi até menino gritar "A Gazeita!!"

Ver Artigo
A casa azulejada da Serra e os Barboza Leão – Por Elmo Elton

A Serra era então cognominada, pelo número de seus escritores e artistas, a Atenas espírito-santense

Ver Artigo
O Zorro e a Odalisca – Por Jovany Sales Rey

Tem milagre que só dá para contar falseando o nome dos santos, principalmente quando eles ainda estão vivos e vigorosos o bastante para quebrarem suas bengalas na minha cabeça. No entanto, mesmo que tivessem morrido, não me arriscaria a identificá-los

Ver Artigo
Os “Grandes Coisas” - Por Hélio de Oliveira Santos

Esta estória passou-se há uns 30 anos atrás. Estava meu irmão Alberto, o Atila Bezerra  que já foi Ministro da Fazenda, e se não me falha a memória também o nosso Asdrubal Soares

Ver Artigo