Morro do Moreno: Desde 1535
Site: Divulgando há 16 anos Cultura e História Capixaba

Moreno na mídia

Morro do Moreno, anos 70

Neste domingo (31/01/2010), o Morro do Moreno foi matéria de destaque na Gazeta - Suplemento Vila Velha -, mas infelizmente, pelo lixo deixado lá ao invés de ser desatque pela bela paisagem que temos lá de cima.

Apesar do trabalho que fazemos no site, orientando a quem vai subir a levar consigo uma sacola para recolher os restos que porventura deixar e do trabalho que a AMAMOR (Associação de Moradores e Amigos do Morro do Moreno) faz, tem faltado consciência ecológica à muita gente. Verdadeiros vândalos contra a natureza. Além de poluição visual, o lixo coloca em risco algumas espécies animais, principalmente aves sensíveis a perturbação do ambiente.

Uma das ideias da AMAMOR para conter a sujeira deixada lá, é fechar as trilhas paralelas, mantendo apenas o acesso pela Trilha Raiz. "Esses caminhos que foram criados formam um arco, saindo e retornando para a trilha principal, ou seja, são desnecessárias, não levam a lugar algum", aponta Walter de Aguiar Filho, presidente da Associação.

Além dessa ação, outras estão sendo efetivadas, como a que o universitário Divaldo Antunes Júnior e seus amigos tem feito. Eles criaram lixeiras ecologicamente corretas feitas de bambus e materiais encontrados na mata. Na subida, eles vão recolhendo o lixo e colocando nas cestas. Na volta levam para a estrada onde passa o caminhão de lixo.

O que precisamos é aumentar a cosnciência ambiental, um trabalho de formiguinha. Isso se faz com ações do dia a dia e com a educação das crianças.

Veja aqui algumas matérias publicadas em nosso site sobre a preservação do meio ambiente:

>> Respeito ao Meio Ambiente 
>> Dicas Ecológicas  

>> Reflorestamento no Moreno
>> O lixo é um bom negócio
>>
 Reciclagem de lixo

>> Sacolas (ecobags)  
>>
 
Biodiversidade  

>>
 
Sustentabilidade  

>>
 
Um mar de lixo  
>>
 
Dicas Ecológicas 

Matérias Especiais

De nomes capixabas

De nomes capixabas

Diferente do que propôs um articulista no jornal A Gazeta, nós, canelas-verdes (eu, por adoção, há 30 anos), não queremos a mudança do nome do nosso município, Vila Velha, que não achamos pejorativo...

Pesquisa

Facebook

Leia Mais

Edificações de Vitória

Preservando a memória do Centro, Vitória guarda também o Teatro Carlos Gomes, a sede do Palácio Anchieta, o Mercado da Capixaba, o Teatro Glória, o Arquivo Municipal, o Palácio Domingos Martins

Ver Artigo
Museu de Arte Moderna do Espírito Santo

Endereço por muitos anos do prédio da Secretaria de Administração, o museu foi o primeiro imóvel inaugurado na gestão de Florentino Avidos como presidente do estado do Espírito Santo

Ver Artigo
Posfácio do livro Parabéns Pra Você – Por Cariê Lindenberg

Por fim, o que mais me marca em Maria é a sua determinação, força de vontade e grande fibra

Ver Artigo
Páginas soltas – Por D. Maria Lindenberg

Noventa anos significam uma vida repleta de bons e de maus momentos. De triunfos e de derrotas

Ver Artigo
Depois de Carlos – Por D. Maria Lindenberg

O domingo de 19 de agosto de 1990 deveria ser igual a qualquer outro

Ver Artigo