Compositores da Moderna Canção Popular - Os 10 mais conhecidos
1) Roberto Carlos Braga. (Roberto Carlos) Natural da cidade de Cachoeiro de Itapemirim. É considerado o “Rei do Yê-yê-yê”, nome dado a determinado gênero de composição e dança popular, ora em grande evidência entre uma numerosa corrente de jovens cantores brasileiros. É cantor de grande popularidade e prestígio junto aos seus admiradores. É também ator, compositor e produtor de Cinema.
2) Carlos Imperial. Cantor e compositor muito discutido no gênero “canção popular” a que se tem dedicado, mas de incontestável popularidade entre os jovens admiradores desse tipo de composição. Destaca-se pela originalidade e não raro pela excentricidade de ideias, atitudes e atividades. É defensor do direito de vaia que considera uma forma de aplauso. É natural da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, descendendo de família ilustre e tradicional daquela cidade, no Espirito Santo.
3) Jece Valadão. É compositor, ator e produtor do Cinema. Muito conhecido nos meios artísticos do Rio de Janeiro, não só teatrais como cinematográficos. Acaba de produzir interessante filme no Estado do Espirito Santo, extraído do conhecido romance “Canaã”, do escritor brasileiro Graça Aranha que naquele Estado se inspirou e o escreveu, quando ali exerceu a judicatura. O Filme foi “rodado” nos próprios locais onde ocorreram as diversas cenas do romance, no Município de Santa Teresa, onde se localiza o famoso Vale do Canaã. Jece é espírito-santense e também da cidade de Cachoeiro de Itapemirim, que está se tornando assim uma espécie de Atenas da “moderna canção popular”, dado o número de compositores e músicos que vem dando ao País, nesse gênero de composição.
4) Nara Leão. Cantora e compositora de grande prestígio popular dados os seus dotes naturais para o gênero de música e composição que abraçou. Possui estilo inconfundível. É também espírito-santense e da cidade de Cachoeiro de Itapemirim. Descende de família capixaba ilustre que tem dado ao Estado e ao País, escritores, poetas, advogados e políticos de grande projeção.
5) Darlene Glória. É atriz de teatro, de Cinema e cantora de grande popularidade. Goza de alto prestígio nos meios teatrais e artísticos do Rio de Janeiro e S. Paulo. É capixaba e também da cidade de Cachoeiro de Itapemirim.
6) Antonio João. Bacharel em Direito. É compositor, cantor e músico, Dados os seus dotes naturais tem feito rápida carreira nos meios artísticos e musicais do Rio de Janeiro. Foi excelente estudante e pretende dedicar-se à advocacia e aos estudos jurídicos. É espírito-santense, natural da cidade de São José de Calçado. As suas composições fogem ao conhecido estilo das canções populares, dado não só a boa linguagem como a inspiração e os temas escolhidos.
7) Paulo Sérgio. É também cantor, compositor e músico do gênero popular. Destaca-se pelos seus dotes naturais e pelo estilo inconfundível de suas produções. Desfruta de grande prestigio entre os partidários da moderna canção popular. É natural da cidade de Alegre, no Estado do Espírito Santo.
8) Rose Valentim. Iniciou a sua carreira artística como cantora de Rádio. Está hoje integrada no movimento da moderna canção popular brasileira de que é uma de suas representantes mais prestigiosas e populares. É artista de personalidade definida nos meios musicais. Rose nasceu na cidade de Vitória, onde iniciou a sua vida artística.
9) Alberto de Oliveira. (Alberto Albuquerque de Oliveira). É diplomado em Direito pela Universidade Federal de seu estado natal. Dedicou-se à composição e ao canto. É também poeta de fina sensibilidade. É filho da escritora espírito-santense, Professora Maria José de Albuquerque, da Academia Feminina de Letras de Vitória. Alberto é espírito-santense, nascido na capital de seu Estado.
10) Francisco José Viana Lessa (Chico Lessa). É também espírito-santense de Vitória, onde nasceu em 1948. Iniciou a sua carreira no Rio de Janeiro, onde granjeou para logo grande prestígio e popularidade. A sua vida artística teve porém começo na sua cidade natal com a conhecida canção “Meio Mastro” que lhe deu grande popularidade. Na Guanabara consolidou o prestigio de compositor com a marcha-rancho “Depois do Carnaval”. Chico Lessa figura hoje como uma das grandes figuras da música popular brasileira.
Fonte para estudo: Revista e Publicações especializadas de Rádio e Televisão. “A Canção Popular e os Capixabas”, artigo de Benjamin Costa, escrito para a Revista “Intervalo do Rio de Janeiro, da editora Abril, de agosto de 1965. Veja ainda a Revista “Olá!” da mesma cidade, na sua seção “Vida e Sucesso” de nossos artistas”, dirigida por Santos Garcia. Outubro de 1969. “Revista Capixaba”, de Álvaro Pacheco. Rio 1970. Nº. 40, 41 42.
Academia Espírito-Santense de Letras
Ester Abreu Vieira de Oliveira (Presidente)
João Gualberto Vasconcellos (1° Vice-Presidente)
Álvaro José Silva (1° Secretário)
Marcos Tavares (1° Tesoureiro)
Secretaria Municipal de Cultura - Prefeitura de Vitória
Lorenzo Pazolini (Prefeito Municipal)
Estéfane da Silva Franca Ferreira (Vice-Prefeita)
Luciano Pícoli Gagno (Secretário Municipal de Cultura)
Elizete Terezinha Caser Rocha (Coordenadora da Biblioteca Municipal Adelpho Poli Monjardim)
Conselho Editorial
Adilson Vilaça
Álvaro José Silva
Ester Abreu Vieira de Oliveira
Elizete Terezinha Caser Rocha
Fernando Achiamé
Francisco Aurelio Ribeiro
Getúlio Marcos Pereira Neves
Organização e Revisão
Francisco Aurelio Ribeiro
Capa e Editoração
Douglas Ramalho
Impressão
Gráfica Espírito Santo
Imagens
Arquivos Pessoais
Fonte: O Estado do Espírito Santo e os Espírito-santenses - Dados, Fatos e Curiosidades (os 10 mais...) - 4° Edição (Reedição da 3ª ed. de 1971)
Autor: Eurípedes Queiroz do Valle
Compilação: Walter de Aguiar Filho, junho/2023
O Centro da Capital (Cidade alta). Atrações: - a Catedral Arquidiocesana com o seu rendilhado gótico
Ver ArtigoNa Guanabara consolidou o prestigio de compositor com a marcha-rancho “Depois do Carnaval”. Chico Lessa figura hoje como uma das grandes figuras da música popular brasileira
Ver ArtigoConstituído de uma pequena gleba de terras de um pouco mais de três alqueires e meio (173.400,00 m²), fica localizado às margens do Rio da Costa
Ver ArtigoAs 10 mais espirituosas Frase de Caminhão do Espírito Santo, 1971
Ver ArtigoEm 24 de abril de 1949, o jornalista Waldyr Menezes escreveu em A Tribuna uma reportagem sob o título: "Jardim América, um milagre residencial para Vitória".
Ver Artigo