Futebol Capixaba

Editor: Morro do Moreno - publicada: 11/06/2014

Santo Antônio Futebol Clube

Na década de 50, reinava no futebol capixaba o time Santo Antônio Futebol Clube, fundado em 5 de novembro de 1919 por dirigentes do Tiradentes Futebol Clube.

O Santo Antônio foi seis vezes campeão estadual até fechar suas portas em 1989 e deixar órfãos espalhados por todo o Estado.

Primeiro campeão capixaba sem perder sequer um ponto nas disputas, o Santo Antônio foi tricampeão estadual entre os anos de 1953 e 1955 e venceu seu último título em 1961. No auge da sua história, os tricampeões foram convidados pelo Flamengo, de Zagallo, Dida e companhia para a festa comemorativa do tricampeonato carioca.

Numa grande festa com um Maracanã lotado, o Santo Antônio foi derrotado por 3 a 0, saindo do templo do futebol com seus jogadores sendo apelidados de Maracanãs.

Estádio

Em 1958, o Santo Antônio realizava o sonho de todo clube: ter um estádio próprio. O estádio foi inaugurado no bairro da Glória, era o Estádio Rubens Gomes. Na partida de abertura, um jogaço contra o Botafogo e os capixabas ganharam de 3 a 0. No ano de 1963, o clube entrou em decadência. O Estádio Rubens Gomes foi abandonado, até que em 1989, o presidente Joel Serrano vendeu a sede do clube para o governo do Estado, na época com Max Mauro. Mais tarde, a área foi passada pelo governo Albuíno para a Prefeitura de Vila Velha, que no ano de 1991, construiu uma Vila Olímpica para projetos sociais e desenvolvimento de altetas.

 

Fonte: A Gazeta (2/9/2007) - Por Thierry Gozzer

Publicidade

Leia Mais